Lixo hospitalar: a importância do descarte correto
Nós como sociedade geramos diferentes tipos de resíduos. Em casa, na indústria, na limpeza urbana ou nos ambientes hospitalares. Para cada tipo de lixo existe um procedimento de descarte correto para não gerar impactos ao meio ambiente.
Quando falamos em resíduos hospitalares, levamos em consideração todo o lixo produzido por estabelecimentos da área de saúde que prestam atendimento, como hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios, entre outros.
Este resíduo é classificado como perigoso! Além de contaminar o meio ambiente ele pode representar riscos à saúde humana.
Por exemplo, se um lixo hospitalar é descartado de forma incorreta e entra em contato com rios ou lagos terá uma ação de ampla contaminação e qualquer ser vivo que tenha contato com esta água poderá ser contaminado. O mesmo ocorre com o solo, quando materiais perfurocortantes contaminados com patógenos são descartados incorretamente em aterros comuns, podem levar riscos às pessoas que trabalham nestes locais.
Além do descarte correto é fundamental que todo resíduo seja tratado conforme as as legislações ambientais, seguindo todos os protocolos para um encaminhamento seguro e eficiente.