Dúvidas sobre os serviços?
É todo produto residual resultante de atividades exercidas por um estabelecimento prestador de serviço de saúde.
São todos os serviços relacionados ao atendimento à saúde humana ou animal. Sejam eles: hospitais, clinicas, consultórios, UPAs, serviços de assistência domiciliar (home care), laboratórios, necrotérios, funerárias , serviços de medicina legal, drogarias e farmácias (inclusive as de manipulação), estabelecimentos de ensino e pesquisa médica, centros de controle de zoonoses, distribuidores de produtos farmacêuticos, importadores, distribuidores, unidades móveis de atendimento à saúde, serviços de acupuntura, salões de beleza, tatuagem, e outros similares.
Em quatro grandes grupos:
Grupo A: resíduos com a possível presença de agentes biológicos que podem apresentar risco de infecção;
Grupo B: resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade;
Grupo D: resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares;
Grupo E: neste grupo incluem-se, dentre outros, os objetos perfurantes ou cortantes, capazes de causar punctura ou corte.
Algodão, gaze e luvas que, antes de colocados nas bombonas da Ambientuus, devem ser acondicionados em sacos brancos leitosos.
Cada classificação de resíduo implica em uma forma de acondicionamento. São elas:
Grupo A: em sacos plásticos branco-leitosos;
Grupo B: preferencialmente na embalagem de origem do produto;
Grupo D: os resíduos comuns em sacos plásticos pretos e os resíduos recicláveis em sacos plásticos nas cores verde ou azul, preferencialmente translúcidos;
Grupo E: são acondicionados em recipientes de paredes rígidas, estanques e identificados com o símbolo internacional de risco biológico (estampado ou etiquetado).
Estes resíduos, que podem ser agulhas, seringas, lâminas ou vidros quebrados, devem ser acondicionados em caixas coletoras e alocados dentro das bombonas, garantindo assim segurança no seu transporte.
Cada cliente recebe, no início do seu contrato, bombonas definidas de acordo com a sua geração de resíduo. Conforme a periodicidade contratada, os veículos coletores se deslocarão a cada cliente onde é efetuada a troca das bombonas, isto é, coleta-se as bombonas contendo os resíduos acondicionados pelo gerador e deixa-se outras unidades vazias e higienizadas para o novo acondicionamento.
As coletas são realizadas em horário comercial, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), obedecendo a uma rota pré-estabelecida pelo setor de logística da Ambientuus.
As bombonas contendo os resíduos são transportadas até a Unidade de Tratamento Térmico e Armazenamento Temporário da Ambientuus.
Estes resíduos de saúde são tratados através do Tratamento Térmico por Incineração ou por Tratamento Térmico por Esterilização. Ambos os sistemas são licenciados pela FEPAM.
Estes resíduos são armazenados temporariamente em recipientes específicos e, posteriormente, encaminhados a aterros industriais licenciados.
A legislação atual é a da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) RDC 222, de 28 de março de 2018, e do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), Resolução 358, de 29 de abril de 2005.
Refere-se ao Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, documento integrante do processo de licenciamento ambiental. É baseado nos princípios da não geração de resíduos e na minimização da geração de resíduos, que aponta e descreve as ações relativas ao seu manejo, no âmbito dos serviços contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, tratamento e disposição final, bem como a proteção à saúde pública e ao meio ambiente.
Os Contratos, tanto dos clientes novos quanto dos clientes em renovação, serão disponibilizados no site. O cliente deverá acessar o site na área restrita do cliente e imprimir o Contrato. O Contrato deverá ser rubricado na 1ª página e assinado na 2ª página no campo “CONTRATANTE”. Após assinado, o Contrato deverá ser enviado digitalizado para o e-mail contato@ambientuus.com.br. Todo contrato recebido com as devidas assinaturas será assinado pela Ambientuus e digitalizado para envio ao cliente por e-mail.
O seu Certificado digital será disponibilizado no site da Ambientuus após receber o Contrato devidamente assinado pela CONTRATANTE.
Para retirá-lo basta acessar na área restrita ao cliente, mas atenção: para que a assinatura digital do Certificado saia na impressão é necessário marcar a opção “Gráficos de Segundo Plano” no campo “Mais Definições” nas configurações da impressora.
Para clientes em renovação: o seu Contrato será enviado pelos correios em 2 (duas) vias, sendo que, uma delas deverá ser remetida devidamente assinada para a Ambientuus. O Certificado estará disponível no site somente quando a via do contrato for recebida e não houver pendências financeiras do Contrato anterior.
A Nota Fiscal é eletrônica e é enviada pela Prefeitura de Cachoeirinha para o seu endereço eletrônico, portanto, mantenha o seu cadastro sempre atualizado. Você poderá retirar sua Nota Fiscal diretamente no site da Prefeitura, utilizando as instruções contidas em seu boleto.
A Ambientuus também envia uma cópia da nota por e-mail e disponibiliza a retirada na área do cliente no site. Caso não a receba, verifique sua caixa de spam ou lixo eletrônico.
O boleto é disponibilizado de três formas: via correios, por e-mail ou na área restrita ao cliente no site. Atenção às instruções do boleto: poderá ser pago após o vencimento em até quinze dias em qualquer banco. Mantenha seu cadastro sempre atualizado e fique atento aos prazos para evitar transtornos.
As coletas ocorrem em datas previamente estabelecidas em cronograma de acordo com a região do cliente. Todas as coletas são efetuadas em horário comercial. Os veículos são equipados com rastreadores para o monitoramento 24 horas por dia, visando segurança, agilidade e confiabilidade dos serviços. Na contratação, geramos um cronograma com a previsão de coletas até o final do contrato, antecedente ao dia da encaminhamos um e-mail informando a data para que o cliente possa organizar seu descarte com tranquilidade. Posterior a coleta e após todo o registro da rastreabilidade dos resíduos, encaminhamos outro e-mail informando a data de conclusão de todo processo de acordo com as exigências do órgão ambiental.
A Ambientuus possui o melhor processo para o tratamento térmico dos resíduos dos serviços da saúde. O resíduo sólido é aquecido, sofre decomposição térmica e é convertido em gases combustíveis, que queimam em temperaturas superiores a 1000 °C. Assim,o próprio resíduo gera o calor necessário para o tratamento térmico. O resultado é uma redução de volume de cerca de 96%, não gerando passivo ambiental para o gerador.Todo processo é controlado por computador, garantindo o total atendimento dos padrões exigidos pela legislação ambiental.